Todas as imagens e informações publicadas neste blog são de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, é proibida sem a autorização do autor.

sábado, 8 de setembro de 2012


Tutorial: Aplicando Fibra de Carbono

Ficam as minhas recomendações na aplicação de decals
a imitar fibra de carbono, tomando como base a minha
experiência.

Materiais:

Folha de decalque a imitar fibra de carbono(Fabricantes: Scale MotorSport, 
Hobby Design, Crazy Modeler, Ka-Models)

Microsol (abranda o decalque para maior facilidade em zonas curvas)
Microset (fortaleze a fixação do decalque)





Decalques:






Ferramentas:


Pinceis
X-acto
Tesoura
Cotonetes
Secador de Cabelo


Estes são os passos por ordem que eu faço na aplicação do decalque:

1. Fazer um molde em papel,  assim não temos excesso de material quando aplicado na area que queremos cobrir com o decalque.

2. Com o molde feito, cortamos a quantidade exacta de fibra de carbono.

3. Deixar em agua pelo menos 5 minutos, até o decalque descolar da base.

4. Aplicar uma pequena quantidade de "Microset" para preparar a superfície aonde irá ser colocado o decalque, reforçando a cola do decalque, melhorando a aderência do mesmo. Nem sempre é necessário aplicar o Microset (sugiro fazer uma experiência antes de iniciar o trabalho final)

5. Aplicar uma pequena quantidade de "Microsol" e deixar durante algum tempo para que abrande o decalque. Podem usar o secador de cabelo para ajudar a moldar a fibra na area desejada, principalmente, se esta é curva; com ajuda de um cotonete (sem fazer muita força) remover as pequenas bolhas de ar que se encontram por baixo do decalque, desta forma, teremos uma superficie completamente lisa.

5. Sé a zona a cobrir é extremadamente curva, repetir o passo número 4; atenção que o excesso de "Microsol" pode danificar o decalque

6.  Finalmente, deixar secar bem (no mínimo 4 horas, recomendável: de 24 a 48 horas  ) antes de aplicar o verniz.

Se desejamos uma acabamento brilhante aplicar verniz brilhante acrílico.

Recomendo não tentar cobrir toda a zona desejada com uma única peça em fibra de carbono, pois assim, o decalque será obrigado a ter que se adaptar as todas as áreas ao mesmo tempo, com um inconveniente que quando estamos a alisar (para remover as pequenas bolhas de ar) a superfície de um determinado lado da peça, acabamos por esticar ou deformar outras zonas da peça também cobertas pelo decalque; o resultado: ou partimos o decalque tentando alisar todas as superfícies que envolve a peça ou então fica muitas rugas e excesso de decalque.

Observação: aplicando uma camada de tinta preta brilhante na superfície
onde será aplicado o decalque, aumenta-se a aderência do mesmo e a cor
fica mais viva.

Exemplo: processo da aplicação da fibra de carbono na assa traseira do Mc Laren F1 da UT Models, o tempo que demorei: 5 horas, para render ao máximo a fibra de carbono (uma folha de 17cmx12cm ronda os 9 €).































Sem comentários: